Eixos Temáticos

1- Ensino remoto emergencial e a educação  no campo mediado por tecnologias digitais em tempos pandêmicos  
Ementa: Apropriação de tecnologias digitais no ensino remoto nas escolas no campo.  Condições de acesso à internet nas escolas no campo no sentido de discutir sobre o processo de inclusão ou exclusão digital dos filhos dos trabalhadores do campo.  Uso das metodologias no ensino remoto nas escolas no campo. Condições de ensino e acesso ao saber escolar  na escola do campo na pandemia.
objetivo: reunir pesquisadores e demais interessados na educação no campo para discutir o ensino remoto emergencial e a relação e ou utilização de tecnologias digitais
 2- Política Educacional para as escolas do campo: desigualdade social e exclusão digital em tempos pandêmicos 
Ementa: Políticas educacionais direcionadas ao campo em tempos pandêmicos, com ênfase nas mais variadas formas de lutas pelo direito educacional, sobretudo ao acesso a tecnologias digitais. Luta pela garantia de direitos da educação no campo em resposta ao enfrentamento às opressões do capital e desmonte das escolas do campo.
Objetivo: discutir políticas educacionais e estratégias de luta para a promoção de ações em defesa da garantia do direito à educação direcionadas às populações do campo colocando como contexto central a discussão sobre inclusão e promoção social.
3- Trabalho docente: A intensificação e precarização do trabalho pedagógico nas escolas do campo em tempos pandêmicos 

Ementa: Relações de trabalho, intensificação e precarização do trabalho docente nas escolas no campo na pandemia. Acesso a tecnologias digitais e infra estrutura para a realização do trabalho docente. Impactos na saúde física e mental. Organização do trabalho docente, desafios e novas demandas impostos à docência nos tempos de pandemia. Processos de formação docente para o trabalho com tecnologias digitais e elaboração das estratégias de ensino remoto adotadas para viabilizar o acesso aos materiais didáticos para  os estudantes.
Objetivo: Discutir os processos de trabalho docente nas escolas no campo contemplando suas formas de intensificação e precarização no ensino remoto.
4- Movimentos Sociais do campo e educação escolar em tempos pandêmicos 
Ementa: Ações, resistências e estratégias da organização e luta dos movimentos sociais do campo na discussão da educação no meio rural em tempos pandêmicos. Os movimentos sociais do campo no enfrentamento das situações de vulnerabilidade e desigualdade escolar no processo de lutas sociais.
Objetivo: Discutir o papel ativo dos movimentos sociais para a garantia da oferta, acesso e permanência da população do campo à educação escolar durante a pandemia